Avatar Day: 15 minutos de puro cinema!

Você ainda vai ver muitos desses "thundercats" azuis por aí!

Você ainda vai ver muitos desses "thundercats" azuis por aí!

Na última sexta  (dia 21) pude estar, entre poucos privilegiados em todo o planeta, na exibição prévia de cenas do novo filme de James Cameron, Avatar, o primeiro do diretor desde Titanic, de 1997. Sim, era o Avatar Day, evento onde várias sequências do longa foram mostrados em cinemas ao redor do mundo. Aqui, pudemos ver isso tudo no telão IMAX 3D do Shopping Bourbon Pompéia, em São Paulo.

Bom, meu queixo está caído até agora (pra você ter uma noção, minha mulher, que estava comigo na exibição, teve taquicardia – e olha que ela diz que nem é nerd)! Já vi alguns filmes em 3D e sei do potencial que essa tecnologia tem em jogar o espectador pra dentro da história, ajudando na imersão. Mas nada que vi é tão incrível quanto o mundo colorido, brilhante e futurista de Cameron, o cara que pegou pra si o legado sci-fi de George Lucas. Na boa, acho que estamos prestes a ver um novo universo nos cinemas, tão emblemático quanto Star Wars: mundos fantásticos, seres esquisitos, efeitos especiais maravilhosos…

A empreitada de Cameron remete à diversas fontes, como a já citada Guerra Nas Estrelas, Matrix, O Senhor Dos Anéis, Thundercats, Desbravadores, Jurassic Park, Tropas Estelares, video-games de última geração, entre tantas outras referências. Mas ver tudo isso junto, na forma como foi mostrado, foi surreal!

O próprio diretor fez questão de fazer a introdução à este admirável mundo novo, antes da exibição. Com tudo legendado (algo inédito em filmes 3D por estas bandas), fomos apresentados aos personagens Jake Sully (Sam Worthington, de Terminator Salvation), Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver, voltando à parceria que teve com o diretor em Aliens – O Resgate), Neytiri (Zoe Saldana, a Uhura do novo Star Trek) e ao Coronel Quaritch (Stephen Lang).

Não vou ficar aqui explicando muito as cenas (o Omelete já fez isso melhor que eu), mas há certas coisas que devo citar: esqueça tudo o que você já viu em cinema 3D! James Cameron trabalhou duro pra fazer deste filme o mais imersivo usando esta tecnologia. O IMAX só ajudou a nos inserir ainda mais dentro de Avatar, que diga-se, não terá a mesma graça se for visto numa tela menor e em 2D. O longa foi feito para ser visto de forma épica!

Outra coisa: mesmo sendo um filme que mescla live-action e CGI, os atores reais ficaram muito “realistas” em 3D. Eu sei que isso é redundante, mas você vai entender o que eu digo quando for assistir ao filme nos cinemas devidamente equipados. Já os personagens computarizados estão fantásticos, com uma movimentação muito natural, principalmente na hora de falar. Em certos momentos, achei que se tratavam de atores maquiados, mesmo sabendo que se tratavam de CGI! Peter Jackson é o cara (pra quem não sabe, a Weta, empresa de efeitos especiais do cara, é que está cuidando de tudo)!

É… Em 97 eu fiquei extasiado com os efeitos visuais de Titanic. Tudo era muito crível e realista! E agora, em 2009, James Cameron me fez acreditar que Pandora até possa existir numa galáxia não muito distante!

Droga! Dezembro está muito longe… 😦

Marcelo Caodaglio
apresentador/produtor

Press Release: Em Avatar, um épico repleto de ação e aventura, James Cameron (diretor de Titanic), conduz os espectadores a um mundo novo e espetacular além da imaginação. Em Pandora, uma lua distante de nosso sistema, um herói embarca em uma jornada de descobertas que culmina com uma grandiosa batalha para salvar a civilização. O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, quando ainda não existiam os meios para a sua realização. Agora, após 4 anos de produção, Avatar proporciona uma experiência de pura imersão, que faz com que a tecnologia revolucionária dê lugar à emoção dos personagens e à profundidade da história. A estréia está marcada para o dia 18 de dezembro.

Acesse aqui o site oficial do filme!

PS: O trailer abaixo não dá a mesma sensação incrível que é ver tudo na telona. Portanto, veja realmente o que é Avatar num cinema 3D (e IMAX)!

Anúncios

1 Comentário

  1. Geniaaaaallllllllllll!!!!

    Não deixem de assistir e viver esta experiência louca e incrível.

    E sim, tive taquicardia e NÃO sou nerd. 🙂


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s